W3Schools

Na manhã desta quarta-feira (23) foi inaugurada a Residência Terapêutica Norma Lúcia Carvalho Pereira Sá Pinto, no município de Paraíba do Sul. A Unidade fica localizada no bairro Inema ao lado do Caps AD e tem a capacidade de receber até cinco pacientes.

A Casa conta com sala de estar, três quartos, um banheiro feminino, um banheiro masculino, copa, cozinha, lavanderia, além de um amplo espaço externo.

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) nasce como um programa assistencial para substituir o modelo de internações prolongadas - internação de dois anos ou mais ininterruptos em hospitais psiquiátricos.

A Unidade está vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e vai atender exclusivamente aos moradores de Paraíba do Sul.

A Residência Terapêutica tem como objetivo a reabilitação psicossocial de pacientes com transtorno mental grave e que passaram por longa permanência de internação em hospitais psiquiátricos.



Tem a missão de construir e estabelecer relações sociais da vida comunitária, buscando reduzir a segregação e aumentar a reintegração de usuários de saúde mental graves na comunidade.

A casa leva o nome da psicóloga Norma Lúcia Carvalho Pereira Sá Pinto. Na solenidade, sua filha Elisa que escolheu seguir a mesma profissão de sua mãe, falou sobre a homenagem com muita emoção.

Eu gostaria de agradecer em nome de toda minha família e dizer que essa homenagem é muito importante para nós. Eu fico imensamente feliz em saber que a minha mãe não inspirou só a mim e a minha irmã, mas também outras pessoas. Desde pequena nós a víamos lutando com amor as batalhas que são travadas todos os dias na saúde mental. Tenho certeza que onde ela estiver está imensamente feliz, pois vemos que tudo que ela lutou enquanto aqui esteve se concretiza agora. O que a gente pode desejar é que a residência terapêutica seja um lar para os pacientes que já sofreram tanto, finalizou.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem