W3Schools
Fernando pedalando em Valença, cidade onde vive com a família — Foto: Arquivo pessoal

O ciclista Fernando Nogueira Vasconcellos, conhecido como Seu Fernando, é mais um daqueles personagens que inspiram pessoas no esporte.

Com 85 anos de idade, ele já parou de competir, mas ainda pedala cerca de 60 km por semana e continua sendo um exemplo de saúde e vigor físico.

Ao longo de sua vida, Seu Fernando conquistou mais de 500 medalhas e fundou o Clube de Ciclismo de Valença, cidade onde vive com a família no interior do Rio de Janeiro.

A paixão pelo ciclismo começou em 1948, quando tinha 14 anos. Ele assistiu ao Circuito Ciclístico de Valença e acabou se apaixonando pelo esporte.

Na época, trabalhava como auxiliar de transporte de café e passou a juntar dinheiro para comprar peças, até conseguir montar a primeira bicicleta.

Em 1952, participou pela primeira vez da competição, mas nem chegou a concluir a prova por problemas técnicos na bicicleta. No ano seguinte, competiu novamente e foi campeão, dando início a uma trajetória gloriosa no esporte.

Quatro anos depois, Seu Fernando e mais seis amigos tiveram a ideia de criar uma equipe da cidade e fundaram o Clube de Ciclismo de Valença.

"Começamos a participar de diversas competições no Estado do Rio. Íamos de Kombi e sempre que chegávamos, os adversários ficavam desesperados" brincou.

Clube de Cicismo de Valença — Foto: Arquivo pessoal


Carregado com bicicleta e tudo


Em 1964, Seu Fernando viveu o momento mais marcante de sua trajetória no ciclismo: ganhou mais uma vez o Circuito Ciclístico de Valença com uma enorme vantagem sobre os demais competidores.

"Quando eu concluí a prova, o público me carregou com bicicleta e tudo pelo Centro da cidade. Jamais esquecerei daquele momento" lembrou.

Clube de Ciclismo de Valença — Foto: Arquivo pessoal

Durante os mais de 50 anos de participação em campeonatos, conquistou 18 títulos do Circuito Ciclístico de Valença, três estaduais, quatro interestaduais, além de ter sido campeão em centenas de competições menores.

Ele também chegou a ficar entre os cinco melhores colocados no Campeonato Brasileiro de Velocidade de 2001.

Pai de seis filhos, Fernando influenciou toda família a pedalar e a gostar do esporte, tanto que um de seus filhos, Luiz Fernando Vasconcellos, é comissário da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Fernando e seus filhos, Leiliane e Luiz Fernando — Foto: Arquivo pessoal

Além de incentivar a família, Seu Fernando continua organizando eventos de ciclismo e sendo um entusiasta do esporte em Valença. O último aconteceu no último dia 29 de novembro.

A competição recebeu atletas de Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Três Rios e Petrópolis. Com disposição e amor pelo esporte, ele espera continuar influenciando as novas gerações por muito mais tempo.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem