W3Schools

O dia 15 de outubro é definido para homenagear a profissão que forma todas as outras profissões. E ainda comemorando a data especial, nosso site traz um pouco da história de profissionais da região que ensinam e inspiram as novas gerações.

Marcela Guimarães é docente desde 2007 e atua em escolas do município de Três Rios. Para ela, a beleza do ofício foi o que a encantou pela carreira. “Por ser uma das profissões mais bonitas, nos permite transmitir tudo o que sabemos, mostrar caminhos, ultrapassar as barreiras de somente ensinar a disciplina e. ao mesmo tempo.aprender cada dia mais".

Ao longo de sua trajetória, ela pôde vivenciar na prática o peso dessa profissão, fundamental na construção de uma sociedade melhor.

Hoje o professor ajuda a formar cidadãos para a sociedade, mas o principal é a possibilidade da mudança positiva em nossas vidas vendo cada aluno crescendo e se tornando um adulto cada vez melhor. O retorno deles, para nos contar as conquistas, fazer parte desta história é gratificante.

E mesmo com os desafios da carreira docente, Marcela demonstra gratidão pelos frutos de seu trabalho. “É uma grande recompensa poder ajudar alguém, transformar por meio da educação. Para a lição mais importante cabe a frase de Cora Coralina – ‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".

Amadeu Guedes, também professor em Três Rios, já conta com 30 anos de magistério, e ressalta a felicidade com os frutos colhidos ao longo da carreira. “Em todos esses anos de trabalho, além de alunos, tive e mantenho muitos ex-alunos que se tornaram amigos. Além de ensinar também aprendi. Cresci, e ajudei meus alunos a crescerem.”

Ele também destaca o impacto do magistério em toda a comunidade. “O importante para ser professor é estudar sempre, ler muito, isso ajuda a compreender o trabalho educacional e a ver melhor o universo do aluno e do professor, o mundo onde nos encontramos.”

Amadeu lamenta os inúmeros obstáculos que a carreira docente enfrenta, principalmente governamentais. Entretanto, ele reforça o impacto na formação e futuras decisões dos alunos. 

Qualquer profissão que o aluno abrace, acho essencial que ele a abrace humanamente e com alegria, acho que isso torna a existência melhor. Para isso, além de conhecimentos, é necessária uma boa formação ética, a formação de uma consciência profunda acerca do que é estar na sociedade e de como ajudar a melhorá-la.

Independente da condição vida ou origem, Amadeu acredita no poder da Educação na construção das novas gerações.

"Aprendi que o que mais importa, independente da profissão que se abrace, é a postura diante da vida e do seu semelhante. Tive alunos de origem extremamente humildes, que não puderam ir além nos estudos, mas pessoas extremamente ricas eticamente, de alma boa e que, com certeza, contribuem para tornar as relações humanas bem melhor".

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem