W3Schools

Comments

Recent

Bottom Ad [Post Page]

Archive

Full width home advertisement

Author Description

Hey there, We are Blossom Themes! We are trying to provide you the new way to look and use the blogger templates. Our designers are working hard and pushing the boundaries of possibilities to widen the horizon of the regular templates and provide high quality blogger templates to all hardworking bloggers!

Post Page Advertisement [Top]

Advertisement


Sai o inverno, entra o colorido da estação da renovação. A primavera chegou! Conhecida como estação das flores, é durante este período que as plantas saem do processo de dormência para entrar no processo vegetativo mais acelerado, por conta das altas temperaturas e da maior luminosidade, voltando ao seu vigor.

A expectativa da Secretaria de Estado de Agricultura é que haja um aumento de 60% no consumo de flores neste período, momento importante para recuperar o ano difícil que o setor atravessa em função da pandemia do novo coronavírus.

"As flores trazem boa energia, alegria e dão ao ambiente um colorido especial. O setor se apresenta como extremamente importante para a economia do nosso Estado, gera emprego, renda e apresenta um potencial enorme de desenvolvimento e crescimento. O trabalho da Secretaria de Agricultura, com apoio da Emater-Rio, segue intenso para manter os números da produção excelentes como o dos últimos anos", destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

O Estado do Rio de Janeiro é o 2º maior produtor do país de flores, o símbolo da estação, com mais de 900 produtores. A Secretaria de Agricultura, através do programa Florescer, atende aos produtores fluminenses, ajudando a compor toda a produção e melhorar a qualidade do produto.

"No nosso Estado são cultivadas diversas espécies e variedades, com destaque para a rosa, alstroemérias, crisântemos, gérberas e lírios. Nesta época do ano, ocorre a criação e renovação de jardins elaborados, é por isso que há uma perspectiva no aumento de venda tanto de planta ornamentais quanto de flores", comenta a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias.

Entre as principais regiões produtoras de flores no Estado, se destacam a Região Serrana com a floricultura de corte e clima temperado e a Região Metropolitana com a produção de flores tropicais de corte e plantas ornamentais. Juntas, concentram mais de 80% do número total dos produtores.

O Município de Nova Friburgo é o maior polo de produção de flores, a cidade é responsável por grande parte da produção estadual, com 200 agricultores em 230 hectares cultivados. Anualmente o município chega a produzir mais de 6 milhões de maços de flores de corte.

Produtor de flores há mais de anos 20 anos, Sr. Valdith, de Nova Friburgo, conta que a sua produção foi reduzida durante a pandemia.

"Estamos passando por um período complicado, o produtor precisou abandonar a sua produção por conta da redução nas vendas. E mesmo sem eventos, esperamos que na primavera o aumento na procura de flores volte a crescer.” 


Tendo em vista que a floricultura é uma das atividades com grande impacto na economia do estado, além de ter enorme potencial de desenvolvimento, a Secretaria de Agricultura durante a pandemia atuou de diversas formas no sentido de apoiar o produtor, além de disponibilizar o Agrofundo Emergencial, crédito com juros baixos para ser utilizado em custeio da lavoura.

A presidente da Emater-Rio, Stella Romanos ressalta a importância da empresa vinculada a Secretaria de Agricultura, considerando que todos os projetos técnicos do Agrofundo são elaborados pelos profissionais da Emater-Rio.

"Os funcionários estão envolvidos diretamente na relação com os produtores, elaborando as propostas, transformando em projetos e dando assistência técnica nas propriedades rurais beneficiadas" concluiu a presidente da Emater-Rio.

Até o momento, 17 municípios foram contemplados com o financiamento, com 125 contratos deferidos, totalizando mais de 1,3 milhões em recursos.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem