W3Schools

No último domingo, dia 19, o bispo da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, dom Luiz Henrique, presidiu missa na comunidade São Paulo Apóstolo, em Volta Redonda, com a presença dos fiéis.

Essa foi a primeira vez em quatro meses que o bispo celebrou junto ao povo, com capacidade reduzida e seguindo todas as orientações de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Recentemente, todas as igrejas foram orientadas sobre a flexibilização e reabertura dos templos, seguindo as normas do protocolo estabelecido pela diocese e respeitando também as regras de cada município. O bispo explica que a volta das celebrações está sendo feita de forma gradual e com total responsabilidade.

“Estamos retomando nossas atividades e dessa forma alguns municípios de nossa diocese retornaram as missas presenciais com 30% da capacidade, reforçando as regras de higiene. Aplicando esse protocolo, com a graça de Deus, poderemos retornar com segurança as atividades”, disse.

Para o padre responsável pela paróquia São Paulo Apóstolo, pároco José Antônio, esse é um momento importante.

“Estamos nos organizando para melhor acolher todos os que querem participar da Santa Missa presencialmente. A receptividade das pessoas nos encoraja para colocar sempre nosso ministério a serviço, obviamente respeitando todas as medidas e protocolos de higiene neste tempo de pandemia”, ressaltou o padre.

Desde 19 de março, os fiéis acompanhavam toda programação apenas por transmissões pela Internet. Aos poucos as igrejas dos 12 municípios da diocese estão retomando suas atividades, sempre depois de se organizarem para atender todas as exigências de segurança. Ângelo Gonçalves participa da comunidade e se disse emocionado em finalmente receber o corpo de Cristo, depois de tanto tempo.

Pela Internet, os fiéis faziam a chamada comunhão espiritual, quando não há a possibilidade de receber a eucaristia presencialmente.

“Nossa vida foi encaminhada para estarmos na Igreja que nos acolhe. A falta das missas é muito complicada para nosso coração. Confesso que é de arrepiar, depois de tanto tempo sem a eucaristia, ter essa oportunidade que tivemos nessa celebração presencial. Foi emocionante a Santa Missa presidida pelo bispo e com nossos irmãos do lado, claro que com todas as regras de segurança respeitadas”, finalizou.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem